Blog e Notícias Recentes
Operação Guardiões da Ararinha-azul: Um Voo Extraordinário – Levando a Ararinha-Azul de Volta ao Lar.
11 de agosto de 2023Imagine uma cena digna de conto de fadas: uma aeronave Pilatus, normalmente destinada a passageiros ou bichinhos de estimação, agora é o palco para oito ararinhas-azuis, as estrelas do Plano de Ação Nacional da Ararinha-Azul. Em um dia que ficará gravado na história, a aeronave decolou às 15h do BH Airport, em Belo Horizonte, e aterrissou triunfante às 18h no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, ambos sob os cuidados da CCR Aeroportos.
Mas a jornada estava apenas começando! As preciosas aves seguiram uma rota terrestre até o Centro de Reprodução da ACTP, localizado em Curaçá, na Bahia. Lá, serão libertadas em seu lar natural, a deslumbrante caatinga. Estamos testemunhando um marco notável, pois essas são as primeiras ararinhas-azuis nascidas em cativeiro no Brasil, finalmente alçando voo livre na natureza. É o renascimento de uma espécie, a celebração da vida selvagem e a realização de um sonho de conservação.
Segundo Tariana Cruz, gerente Geral de Marketing da Azul, foram meses de planejamento para finalmente chegar esse momento único para a empresa. “É um orgulho participar de parte deste processo. A Azul cuidou deste transporte aéreo e tudo foi feito com cuidado e organização para que o voo fosse direto, evitando o máximo de estresse para as aves durante o percurso. Estamos emocionados e felizes de poder contribuir com esse projeto, que apoiamos desde 2020, por meio de ações como o avião Ararinha-azul, que é uma aeronave Embraer E2 com uma pintura especial em homenagem a espécie, feito pelo artista Luiz Pardal”, explica Tariana.
A complexa logística desta operação foi feita em parceria com a BlueSky, que é responsável pela administração do centro junto com a ONG Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP).
“Estamos extremamente gratos pelo apoio da Azul no programa de reintrodução da ararinha-azul. Acompanhia tem se dedicado a disseminar a importância da conservação da espécie única e, juntos, estamos dando mais um importante passo para levar a ararinha-azul de volta ao seu habitat natural”, afirma Ugo Vercillo, diretor da Bluesky.
Todas as ações para salvar a espécie fazem parte do Plano de ação nacional para conservação coordenado pelo ICMBio/Governo Federal. No início dos anos 2000, a ave foi considerada extinta da natureza. Foi necessária a reprodução em cativeiro para iniciar a reintrodução no seu habitat natural. As primeiras aves foram soltas em 2022 no Refúgio, de forma gradual, e são acompanhadas por meio de rastreadores. O projeto BlueSky alerta também que é preciso atuar na conservação e preservação da caatinga, que é casa dessa e outras espécies. “O tráfico ilegal e a destruição do meio ambiente são dois fatores que contribuíram para a ararinha-azul ser considerada extinta, por isso, nosso projeto é sermos os guardiões das ararinhas, protegendo não apenas a espécie como a caatinga”, informa Ugo.
Para a equipe da CCR Aeroportos, participar da ação reforça como o sistema aeroportuário tem papel que vai muito além do transporte de passageiros. “Conectar pessoas, negócios e empresas e, claro, contribuir com inciativas que fomentam a nossa biodiversidade nos enche de orgulho e destaca a importância da aviação para um país tão extenso como o nosso”, explica Jamersonde Andrade Vasconcelos, Gerente do Aeroporto de Petrolina.
A parceria com a Azul nessa iniciativa também foi ressaltada por Daniel Miranda, CEO interino e diretor Administrativo-Financeiro do BH Airport. “É uma satisfação para o aeroporto fazer parte de uma ação ambiental tão relevante, sobretudo pela preservação de uma espécie em extinção. Práticas a favor do ESG, sobretudo relacionadas a iniciativas de proteção da fauna, são um compromisso da nossa organização”, destaca.
Link para matéria em Imprensa Nacional: Primeiras ararinhas-azuis nascidas no Brasil são transferidas para o norte da Bahia | Bahia | G1
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos, negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos -https://www.ccraeroportos.com.br.
outras notícias
Projeto Tita Ararinha e Bluesky: Conscientização Ambiental e Preservação da Ararinha-Azul Ganham Destaque no Lançamento da Pipa da Tita
saiba maisBlue Sky Inspira Jovens em Curaçá com Técnicas de Reflorestamento na Caatinga
saiba maisBlueSky Caatinga Inicia Plantio de 100 mil Árvores Nativas na Luta Pela Recuperação da Caatinga
saiba mais